Projeto

Será inicialmente implementado o protocolo de criptografia quântica MDI-QKD para permitir uma comunicação segura entre dois nós da rede de forma independente, sem nenhuma suposição adicional de segurança. Este projeto estabelecerá as condições necessárias para a implementação posterior de diversos protocolos de comunicação quântica, incluindo a computação quântica em rede, abrindo o caminho para a integração do Brasil à Internet Quântica.

O objetivo central do projeto é criar um núcleo de competências em Redes Quânticas e Internet Quântica no Brasil, por meio da implementação de uma rede de comunicações quânticas dentro do município do Rio de Janeiro (Rede Rio Quântica). A rede terá uma topologia do tipo “estrela”, com um nó central no CBPF (Urca) conectado às instituições PUC-Rio (Gávea) e UFRJ (Ilha do Fundão), através de fibras ópticas da Rede-Rio de Computadores/FAPERJ, e conectado à instituição UFF (Gragoatá/Niterói) por meio de uma conexão de espaço livre de visibilidade direta e/ou por um enlace de fibra óptica comercial.

Ao final do projeto teremos, além de resultados científicos publicados, a construção da primeira rede quântica metropolitana do Brasil. Através dessa rede, a Rede Rio Quântica, estabeleceremos protocolos de criptografia quântica que permitirão a comunicação segura entre as instituições de pesquisa participantes do projeto. Além disso, a nossa rede será a primeira a combinar comunicação quântica de diferentes tecnologias, a saber, dados propagando por fibras e dados propagando diretamente por um enlace em espaço livre. Essa caracteristica da Rede Rio Quântica será fundamental para a sua posterior expansão para demais pontos no Brasil.